Histórico

O Catavento é uma importante fonte de energia renovável, para residências, pequenas, médias e grandes propriedades, empresas e para a comunidade em geral. Nós da Cataventos do Nordeste trabalhamos a fim de alcançar cada vez mais a qualidade em nossos produtos, atendendo as necessidades dos nossos clientes!
A CATAVENTOS DO NORDESTE LTDA está há mais de Dez anos no mercado, e como uma das pioneiras na fabricação de Cataventos, trabalhando para cada vez mais inovar em seus equipamentos, tendo como fonte a energia renovável dos ventos visando solucionar problemas como a falta de água.

Possui Cataventos desenvolvidos sob cálculos exatos, para possibilitar um uso cada vez mais eficaz dos ventos, aumentando assim sua produtividade, Diferente de alguns fabricantes que não evoluíram tecnologicamente (e com isso usam a mesma tecnologia de 50 anos atrás, resultando em um aparelho pesado, com rodas grandes, precisando de muito vento para trabalhar).

Algumas fábricas ainda produzem cataventos de baixa qualidade (vendendo abaixo do preço de mercado, e concorrendo com empresas sérias, em licitações e vendas a particulares). Os clientes devem dessa forma se conscientizar que os Cataventos são distintos, e como todo produto deve ser de ótima procedência, observando sempre padrões de qualidade, e tecnologia aplicada.

A CATAVENTOS DO NORDESTE LTDA atesta os produtos que produz! Além da garantia pré-estabelecida, oferece assistência técnica com manutenção, peças e instruções.

A CATAVENTOS DO NORDESTE FEZ AS SEGUINTES INOVAÇÕES NO CATAVENTO:

1. Fabricamos Cataventos mais leves, com outra aerodinâmica nas pás, mudando o ângulo de inclinação, para melhor aproveitamento dos ventos.
2. CAIXA DE ENGRENAGENS em banho de óleo, com regulagem de cursos do pistão de bombeamento ( 18 e 26 cm), permitindo uma vazão maior de água por bombeamento (máquina modelo SUPER).
3. CILINDRO DE BOMBEIO (BOMBA DO CATAVENTO) antigamente usava-se válvulas de couro ou de tucho em ferro ou bronze, o furo de passagem da água era muito pequeno, pois o tucho diminuía mais ainda o furo estrangulando a passagem da água (isto ocasionava o travamento do Catavento). Além disso, qualquer areia ou sujeira prendia a bomba, o couro usado era mal dimensionado no diâmetro e acabava trancando a bomba e danificando a máquina do Catavento. ATUALMENTE USAMOS: VÁLVULAS DE ESFERAS EMBORRACHADAS, FURO DE PASSAGEM DA ÁGUA É MAIOR; A BOMBA SAI DA FÁBRICA COM DUAS VÁLVULAS DE ESFERAS TRABALHANDO NO SINO DE BRONZE E NA VÁLVULA INFERIOR, NÃO NECESSITANDO DA VÁLVULA DE PÉ (no caso de poço); O COURO DA BOMBA É CILINDRADO COM 5 mm DE ESPESSURA, FABRICAMOS TAMBÉM O JUNÇO EM PU (POLIURETANO INJETADO)
4. POÇOS MAL REVESTIDOS, (com entrada de areia) usamos um filtro de decantação que permitem um maior intervalo na troca do reparo da bomba.
5. FREIO DE SEGURANÇA - Além do freio convencional que trava e destrava o Catavento automaticamente nos vendavais, temos um freio opcional. Usa-se uma alavanca que trava automaticamente o Catavento nos vendavais só sendo destravado manualmente “no pé” do Catavento.
6. A PRINCIPAL INOVAÇÃO FEITA NO CATAVENTO - ALAVANCA DE ARQUIMEDES OU CAVALO MECÂNICO: Dispositivo aperfeiçoado pelo Diretor técnico Jonas Chanan, que usa o princípio das “ALAVANCAS DE ARQUIMEDES”, adaptado ao Catavento. Este dispositivo melhora consideravelmente o desempenho dos Cataventos, e agora é possível ter o mesmo trabalhando em regiões de ventos fracos, bombeando mais água por dia, podendo ser adaptado a qualquer Catavento.